Quarta-feira, 15 de Setembro de 2010

Nova Profissão!

Não me posso queixar do Verão que agora está a terminar. Fiz praia como há muito não fazia…Pontevedra, Esposende, Benidorm… E como eu, muitas mais pessoas aproveitaram (ainda aproveitam) os dias de Sol que este Verão nos proporcionou.

E foi ao ver uma afluência à praia maior que em anos anteriores que me ocorreu uma ideia (por isso me chamam de idiota!)! É uma ideia que pode dar dinheiro em tempos de crise. Não me refiro a praias grandes, como é o caso de Esposende. Porém, em praias de menores dimensões, há uma actividade que se pode desenvolver muito bem. Proponho a criação de “Arrumadores das Praias”. Se funciona com carros, porque não há-de funcionar com pessoas? Há praias em que quase não conseguimos ver a areia, por isso considero que se tivermos lá alguém que nos ajude a encontrar um lugar no meio da multidão podia ser uma grande ajuda!

A profissão de arrumador de carros começa a entrar em crise, como a maior parte das profissões. Cada vez há mais mão-de-obra e o governo (neste caso, os municípios) encerra cada vez mais locais de trabalho ao colocar parquímetros em qualquer lugar que dê para meter um carro. Como em relação a outros cursos, sou a favor do fecho dos cursos ou da diminuição do número de vagas nas Universidades onde existe o curso “Licenciatura em Arrumador de Carros”, como é o caso da U.CH. (Universidade de Chelas), do IPBSJ (Instituto Politécnico do Bairro São João) ou E.S.C (Escola Superior da Cumieira) etc.

Daí que passar a arrumador de praia pode ser uma boa alternativa. Não é a mesma coisa, mas pronto. Agora até temos Enfermagem Veterinária! E se formos à wikipédia encontramos esta definição de Enfermagem “Enfermagem é a arte de cuidar e a ciência cuja essência e especificidade é o cuidado ao ser humano, individualmente, na família ou em comunidade de modo integral e holístico, desenvolvendo de forma autónoma ou em equipa actividades de promoção, protecção, prevenção, reabilitação e recuperação da saúde” Deste modo acho que Enfermagem Veterinária deve ter a ver com qualquer coisa com o cuidado aos animais, na sua vertente biopsicossocial, tendo em atenção a família e a comunidade em que os bichos estão inseridos. Não esquecer, ter sempre em atenção uma perspectiva holística do bicho! Não é Enfermagem, mas o que interessa é que tem a mesma designação!

Voltando ao assunto principal do texto, podemos colocar a seguinte questão “E se as pessoas não dão moedinha aos arrumadores da praia?” Claro que riscar o carro já não serve de ameaça, mas asseguro que logo, logo, eles inventam algumas (se até a mim me surgem umas ideias)!

Não precisam de agradecer mais este contributo do blog para o bom desenvolvimento do país!

Sinto-me: Não sei!
Roído por Queijo Jeitoso às 12:22

Ratoeira do post | Envenenar (comentar!) | favorito
3 comentários:
De Lili a 13 de Abril de 2011 às 14:50
Agradecia que nao ofendesse o curso de enfermagem veterinária e por consequencia as pessoas licenciadas no mesmo, se tem frustraçoes na vida devia usar o seu tempo para fazer alguma coisa util para a sociendade e por si mesmo.
o nome do curso nao foi "inventado" em Portugal, é um curso muito respeitado em Inglaterra e outros Paises em que a designaçao do mesmo é vet nurse. Deveria informar-se melhor antes de faltar ao respeito aos outros. Como é obvio o curso manteve o nome que tem toda a logica. Nao tentem tornar Portugal um pais de atrasados que se acham inferiores aos outros Paises.
De Queijo Jeitoso a 18 de Abril de 2011 às 02:58
Em primeiro lugar não quis ofender ninguém, obviamente que quem anda no curso não tem culpa do nome a que se dá ao curso.
Em segundo lugar, adoro animais, não é isso que está em causa.
Quanto ao ser frustrado, deixe-me frustrar essa sua ideia, pois sou alguém que está de muito bem com a vida e acima de tudo, comigo mesmo. Não se preocupe com o que faço com o meu tempo, aproveite é o seu para se informar mais um bocado sobre as coisas. Quanto a fazer algo útil para a sociedade, faço-o todos os dias no meu trabalho, ajudo PESSOAS, a maior parte idosas, dou-lhes atenção, carinho, CUIDO delas. Algo que muitas famílias não fazem pelos seus…mas seguramente têm um cachorrinho ou um gatinho, a quem mimam, levam ao veterinário, levam a passear, dão banho, etc.
Sou ENFERMEIRO de profissão, estudei ENFERMAGEM e caso não se tenha apercebido ou não tenha tido capacidade para tal, coloquei uma definição de ENFERMAGEM no texto.
Enfermagem é cuidar do ser humano, não do animal. Estude um pouco da história da evolução da Enfermagem, que ficará um pouco mais elucidada. E actualize os seus conhecimentos sobre o "SER ENFERMEIRO" actualmente, que chegará à conclusão que o que fazem nesse curso NÃO é ENFERMAGEM, mesmo sem saber ao certo o que fazem lá…apenas e simplesmente porque animais não são pessoas, por muito que haja quem goste de passar essa ideia.
Quanto ao nome do curso ter sido inventado em Portugal, nunca tal escrevi isso! Aprenda a ler, com olhos de ver! E tão pouco me interessa onde teve origem, seja lá quem for que teve a ideia, teve uma ideia infeliz! A Enfermagem que conhecemos hoje em dia, tem cerca de 150 anos, teve como pioneira uma Dama de seu nome Florence Nightingale. Investigue um pouco mais se quiser, não posso fazer eu o trabalho todo.
Quanto ao sermos atrasados, creio que o somos se aceitamos tudo o que vem de fora, sem avaliar bem o sentido que as coisas têm. Não sou daqueles, como já percebeu, que diz que tudo o que vem de fora é melhor ou aceitável. Faço a minha análise, e se não concordo digo-o, como o disse no texto. Para mim ser atrasado e ser coitadinhos é se pensarmos como a senhora.
Só um aparte, caso não saiba, temos uma das melhores Enfermagens do Mundo em Portugal.
De Maganão a 18 de Abril de 2011 às 04:32
Acho muito bem que defenda a dignidade e o bom-nome do seu curso! Não é isso que o meu colega quis, penso eu, por em causa! Creio desnecessário os ataques ou contra-ataques tão ferozes que foram feitos! O que eu acho erróneo também porque sou Enfermeiro é o mal uso e o deturpado conceito de Enfermagem que se tem!
Primeiro, porque tal como o meu colega disse Enfermagem tem como objectivo o cuidar de pessoas! E na minha opinião, que vai de encontro com muitos outros, enfermagem veterinária é uma nomenclatura errónea pelo significado que encerra. Assim sendo, acho mais apropriado distinguir as coisas assim como tenho as minhas reticências sobre "medicina" veterinária. Pessoalmente, prefiro chamar ajudante ou auxiliar de "mecânica" do que "enfermeiro mecânico"
Eu não sei o quais são as competências de um enfermeiro veterinário, mas o que me parece é que a palavra Enfermeiro/Enfermagem se destaca como sendo um prefixo para designar ajudante, auxiliar, criado, subalterno de; reflectindo uma visão popular e leviana do que realmente é a Enfermagem Humana. Alem disso gostaria de deixar expressa a vontade de que em momento algum se tentasse aproveitar o papel e estatuto justamente merecidos que Enfermagem tem vindo a reclamar e conseguir para ser incorporados a outras carreiras emergentes com o anseio de conseguir notoriedade. Acredito, no entanto, poder não ser essa a intenção pela qual estamos a discutir este assunto.
Outra questão que vejo pertinência fazer alusão é de um enfermeiro não tem que ser um médico frustrado! Há muito medico frustrado, creio eu, não por não ter sido astronauta, mas sim porque não tem vocação para o ser, porque não estava seguro do que queria, foi aliciado e outras muitas razoes. Da mesma maneira há frustrados noutras profissões, uma delas os enfermeiros. Isto não significa que não haja pessoas que se sintam bem e realizadas com aquilo que fazem como é realmente o meu caso!

Por ultimo, sou português e estou no estrangeiro, e dos poucos orgulhos que tenho é da enfermagem que se cultiva no nosso pais, pais esse sim está atrasado em muitos outros aspectos, principal e justamente pela sua mentalidade de só o que vem de fora, está bem feito e está correcto, é melhor…

Envenenar post

>‘.’<)---Culpados!

>‘.’<)---Ninhos de papel

>‘.’<)--- Agosto 2015

>‘.’<)--- Março 2015

>‘.’<)--- Julho 2014

>‘.’<)--- Dezembro 2013

>‘.’<)--- Novembro 2013

>‘.’<)--- Julho 2013

>‘.’<)--- Junho 2013

>‘.’<)--- Fevereiro 2013

>‘.’<)--- Outubro 2012

>‘.’<)--- Setembro 2012

>‘.’<)--- Agosto 2012

>‘.’<)--- Julho 2012

>‘.’<)--- Abril 2012

>‘.’<)--- Novembro 2011

>‘.’<)--- Setembro 2011

>‘.’<)--- Julho 2011

>‘.’<)--- Abril 2011

>‘.’<)--- Março 2011

>‘.’<)--- Janeiro 2011

>‘.’<)--- Dezembro 2010

>‘.’<)--- Setembro 2010

>‘.’<)--- Agosto 2010

>‘.’<)--- Junho 2010

>‘.’<)--- Março 2010

>‘.’<)--- Janeiro 2010

>‘.’<)--- Dezembro 2009

>‘.’<)--- Outubro 2009

>‘.’<)--- Setembro 2009

>‘.’<)--- Agosto 2009

>‘.’<)--- Julho 2009

>‘.’<)--- Junho 2009

>‘.’<)--- Maio 2009

>‘.’<)--- Abril 2009

>‘.’<)--- Março 2009

>‘.’<)--- Fevereiro 2009

>‘.’<)--- Janeiro 2009

>‘.’<)--- Dezembro 2008

>‘.’<)--- Novembro 2008

>‘.’<)--- Setembro 2008

>‘.’<)--- Abril 2008

>‘.’<)--- Março 2008

>‘.’<)--- Janeiro 2008

>‘.’<)--- Setembro 2007

>‘.’<)--- Agosto 2007

>‘.’<)--- Junho 2007

>‘.’<)--- Maio 2007

>‘.’<)--- Abril 2007

>‘.’<)--- Fevereiro 2007

>‘.’<)--- Janeiro 2007

>‘.’<)--- Dezembro 2006

>‘.’<)--- Novembro 2006

>‘.’<)--- Outubro 2006

>‘.’<)--- Setembro 2006

>‘.’<)--- Julho 2006

>‘.’<)--- Junho 2006

>‘.’<)---"Tocas"

>‘.’<)---Agosto 2015

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
25
26
27
28
29
30
31

>‘.’<)---Farejar nesta toca

 

>‘.’<)---Queijos recentes

>‘.’<)--- Composição “As minhas fér...

>‘.’<)--- Considerações do Show (da...

>‘.’<)--- Há Volta...em Fafe!

>‘.’<)--- Passear ou ser passeado.....

>‘.’<)--- O amor e o coração…o fim ...

>‘.’<)--- Marés Vivas…o engodo!

>‘.’<)--- Peculiaridades do dia Rih...

>‘.’<)--- Promoções da Ordem

>‘.’<)--- Prémio Nobel - Mais que j...

>‘.’<)--- O que aconteceu?!

blogs SAPO

>‘.’<)---subscrever feeds